Ensino e Pesquisa: A vida acadêmica é intrínseca ao médico engajado com a prática atualizada. O contato com estudantes de medicina permite uma ação recíproca, transmitindo adiante o conhecimento adquirido. O ato de ensinar, em si, fecha o ciclo do aprendizado e consolida o conhecimento em ambas as partes. Atualmente atuo como professor de habilidades médicas na UNIME, coordenador da Liga Acadêmica de Urologia da UNIFACS (LIURO), e coordenador de grupo de estudos em urologia e iniciação científica do Departamento de Ciência e Tecnologia do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), composto por estudantes multi-instituição.
A Importância do Ensino e Pesquisa na Prática Médica
O compromisso com o ensino e a pesquisa é essencial para o desenvolvimento contínuo na área médica. Como profissional engajado, reconheço a relevância da vida acadêmica na atualização constante do conhecimento. A interação com estudantes de medicina não apenas proporciona uma troca recíproca de saberes, mas também fortalece a base do aprendizado.
Na minha trajetória profissional, desempenho um papel ativo como professor de habilidades médicas na UNIME, onde compartilho minha experiência e conhecimento com futuros médicos. Além disso, como coordenador da Liga Acadêmica de Urologia da UNIFACS (LIURO), incentivo a pesquisa e o aprofundamento nas áreas de urologia, promovendo o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
Participar como coordenador de um grupo de estudos em urologia e iniciação científica no Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) é uma oportunidade de ampliar os horizontes da pesquisa em urologia, envolvendo estudantes de diversas instituições. Essa integração multidisciplinar enriquece os estudos e contribui para avanços significativos na área.
Em suma, o comprometimento com o ensino e a pesquisa não apenas enriquece a prática médica, mas também molda o futuro da medicina. Investir nesses pilares é fundamental para uma atuação profissional sólida e comprometida com o avanço científico e tecnológico na área da saúde.