O que é o duplo J

O Catéter “duplo J” – ou “duplo jota”- é um dispositivo tubular oco e fenestrado (com frestas)  capaz de garantir a passagem da urina do rim até a bexiga enquanto o trajeto das vias urinárias se recupera da passagem recente de um cálculo renal – as famosas pedras no rim.

Para que serve?

Uma vez que a pedra no rim migrou pelo ureter causando inflamação e edema, sua retirada expõe o indivíduo ao risco de novas obstruções decorrentes desse quadro. O implante de um catéter duplo J, procedimento indolor e que acresce pouco tempo cirúrgico, garante que esse edema não impossibilitará o fluxo normal de urina.

Quais os cuidados que devo ter ao usar um catéter duplo J?

Quem usa o catéter no rim deve tomar certos cuidados. Primeiramente, é importante entender que trata-se de um corpo estranho, e que, assim, o organismo reagirá contra ele. Por isso, recomenda-se ingerir mais líquidos, o que manterá a urina bem clara e minimizará a sensação de ardência, diminuindo, ainda, o sangramento. Aqui, vale lembrar que é normal sangrar em pequena quantidade nos primeiros dias de pós operatório com implantação do duplo J, e que esse sangramento melhora sozinho na maioria das vezes, sendo muito  difícil que evolua para alguma complicação.

Leia Mais: Cirurgia Urológica Geral

Fio pra fora?

É possível que, após o procedimento de implantação do dulo J, o paciente verifique um pequeno fio saindo pelo orifício da uretra, em geral fixado por um esparadrapo. Este recurso permite que o duplo J seja retirado dentro do consultório, evitando internamentos, sedação e manipulação da via urinária. Alguns cuidados, entretanto, devem ser tomados nesses casos, como evitar o uso de papel higiênico, prestar atenção na hora de tirar e colocar as roupas e não puxar o catéter, sob risco de que o duplo j saia antes da hora.

Após a retirada

A recuperação depois da retirada do duplo j é bastante rápida. Em geral, há uma ligeira ardência no primeiro e segundo dias após a retirada, o que implica na necessidade de algum repouso, via de regra, apenas no dia da retirada.

Dúvidas Frequentes:

P: Existem duplo j feminino e duplo j masculino?

R: O duplo J é um dispositivo unissex, não existindo,  portanto, um modelo específico para a anatomia feminina ou masculina. No entanto, dispositivos mais finos e mais longos estão mais associados a exteriorização acidental em mulheres, ou seja, ao deslocamento indesejado do catéter. A escolha do cateter, assim, faz parte da estratégia do Urologista durante o procedimento.

P: Como aliviar a dor do catéter duplo J?

R: A presença do catéter é indolor para a maioria das pessoas, mas alguns indivíduos terão sintomas da presença deste corpo estranho. Beber mais água, evitar bebidas energéticas, açúcar, bebidas gaseificadas, álcool e cigarro, e não reter a urina quando surgir o desejo miccional são algumas dicas para minimizar a manifestação do desconforto. Além disso, medicamentos com efeito anticolinérgico, como a escopolamina, ou alfa-bloqueador, bem como a tansulosina, podem ser prescritos pelo Urologista para atenuar eventual incômodo.

P: Depois da retirada do catéter duplo J posso ter relação sexual?

R: Respeitando as 24h imediatamente após a implantação do duplo J, e presente a percepção pessoal de que não há incômodo residual do procedimento, não há contraindicações gerais para o retorno às relações íntimas. Casos específicos, entretanto, podem exigir orientações diversas. Portanto, consulte seu urologista para orientações individualizadas!

P: Quanto custa para colocar um catéter duplo J?

R: Os custos são variáveis e naturalmente  ajustados a cada indivíduo e ambiente. Em hospitais do SUS, por exemplo, nenhuma custo é repassado ao paciente. Em unidades privadas, pacientes com planos de saúde também poderão ter seus procedimentos cobertos inteira ou parcialmente pelo seu convênio. Em casos de atendimentos particulares, lado outro, a instalação do catéter duplo J pode ser bastante onerosa, uma vez que recursos como hotelaria hospitalar, equipe multi-disciplinar, anestesia, taxa de sala, uso do catéter, honorários médicos e auxiliares, têm custo mais elevado. Caso o paciente não diponha de plano de saúde e não queria realizar o procedimento através do SUS, deve procurar um urologista e informar-se acerca das opções disponíveis.

P: Tive sangue na urina após exercício físico, usando o duplo J. E agora?
R: Durante o uso do duplo J, é prudente ter repouso, especialmente nos dias subsequentes ao procedimento. O tempo de repouso varia e pode levar de cinco dias a algumas semanas, conforme cada caso. O sangramento após a atividade física, em geral, é auto-limitado – ou seja, resolve-se espontaneamente, mas, quando persistente, deve ser comunicado ao seu médico com brevidade.

2 respostas